Uma humanidade amorosa e harmoniosa, mais humana, pode ser formada a partir de cuidados humanizadores voltados hoje à rede sistêmica de relacionamentos que envolvem a família, profissionais da Educação Infantil e crianças.
Sabe-se que os três primeiros anos de desenvolvimento da criança definem muito do que ela será como adulto, conhecimento advindo da psicologia, neuropsicologia, pediatria, psicomotricidade, etc...
Deste modo é imprescindível ao governo e iniciativas do setor privado voltar os olhos aos adultos que participam, acompanham o desenvolvimento das crianças assim como fazer uma análise minuciosa das necessidades essenciais das crianças (Brazelton e Greenspan), em especial de zero a três anos.
Acredito ser necessária a estes adultos a calma, a tranquilidade, a amorosidade em paralelo ao conhecimento para que se contribua beneficamente ao desenvolvimento das crianças.
Fator de grande relevância no primeiro ano de vida da criança é a completa dependência dela do adulto. Montagu fala em exterogestação e diz que o contato pele a pele é fundamental ao desenvolvimento saudável; dentre as diversas formas encontra-se o embalo. Sugiro que ele se realize por meio da utilização de rede, com os devidos cuidados, nas residências e Instituições de Educação Infantil. A rede acalenta, aconchega e contribui na redução do estresse tanto da criança quanto do grupo que ela está inserida. Sugiro que a rede deva ser adotada pelas Instituições de Educação Infantil como instrumento pedagógico em berçários.
Aos adultos, profissionais da Educação Infantil penso ser imprescindíveis técnicas para a redução do estresse como o Reiki, a meditação, a Quick Massage, etc. Técnicas já utilizadas por inúmeras empresas e evidente aos que se encontram com seres humanos em formação, bebês, nossos futuros adultos...
Disponível em:http://www.nota10.com.br/artigo-detalhe/6530_Reducao-do-Estresse-dos-Profissionais-da-Educacao-Infantil
Sabe-se que os três primeiros anos de desenvolvimento da criança definem muito do que ela será como adulto, conhecimento advindo da psicologia, neuropsicologia, pediatria, psicomotricidade, etc...
Deste modo é imprescindível ao governo e iniciativas do setor privado voltar os olhos aos adultos que participam, acompanham o desenvolvimento das crianças assim como fazer uma análise minuciosa das necessidades essenciais das crianças (Brazelton e Greenspan), em especial de zero a três anos.
Acredito ser necessária a estes adultos a calma, a tranquilidade, a amorosidade em paralelo ao conhecimento para que se contribua beneficamente ao desenvolvimento das crianças.
Fator de grande relevância no primeiro ano de vida da criança é a completa dependência dela do adulto. Montagu fala em exterogestação e diz que o contato pele a pele é fundamental ao desenvolvimento saudável; dentre as diversas formas encontra-se o embalo. Sugiro que ele se realize por meio da utilização de rede, com os devidos cuidados, nas residências e Instituições de Educação Infantil. A rede acalenta, aconchega e contribui na redução do estresse tanto da criança quanto do grupo que ela está inserida. Sugiro que a rede deva ser adotada pelas Instituições de Educação Infantil como instrumento pedagógico em berçários.
Aos adultos, profissionais da Educação Infantil penso ser imprescindíveis técnicas para a redução do estresse como o Reiki, a meditação, a Quick Massage, etc. Técnicas já utilizadas por inúmeras empresas e evidente aos que se encontram com seres humanos em formação, bebês, nossos futuros adultos...
Disponível em:http://www.nota10.com.br/artigo-detalhe/6530_Reducao-do-Estresse-dos-Profissionais-da-Educacao-Infantil
Renata.
ResponderExcluirParabéns pela colheita de seus esforços. O resultado é este.... Têm-se que ler pra crer, aprender e conhecer um pouco da maravilhosa pessoa que és.
Beijos